D.I.T

Diária por incapacidade temporária

INÍCIO  /  PARA VOCÊ  /  SEGURO VIDA / DIT

A Diária por Incapacidade Temporária (DIT) garante o pagamento de diárias em dinheiro pelo tempo em que o segurado estiver incapacitado para seu trabalho. Ou seja, caso ocorra um problema de saúde ou acidente que diminua as aptidões físicas para executar suas atividades, ele receberá uma ajuda de custo.

 

 

Seguro de Vida

com cobertura DIT

Garantia de rendimentos em caso de doença ou acidente. Aceitamos mais de 300 profissões.

Coberturas que protegem você em qualquer situação

Personalize as coberturas e os capitais de indenização conforme suas necessidades e fique tranquilo
hoje para enfrentar os imprevistos em todas as situações.

DIT - Diária por Incapacidade Temporária

É uma cobertura que mantém seus rendimentos, caso um imprevisto o afaste
do trabalho. As diárias são pagas de
acordo com o valor contratado, a partir
do 7º dia até 730 dias de afastamento,
devido a doenças e acidentes
pessoais cobertos.
..

Invalidez
Majorada

Receba 100% do capital segurado
para a cobertura de invalidez
permanente (total ou parcial),
em caso de lesão
nos órgãos ou membros
majorados, decorrentes de
acidente coberto.
..

Einstein Conecta - Telemedicina

Acesso ilimitado e gratuito
ao serviço de telemedicina.
Orientação médica à
distância, feita pela equipe
do Hospital Israelita
Albert Einstein.

..

Invalidez Permanente Total ou Parcial
por Acidente

Pagamento do capital segurado em caso
de invalidez permanente, por motivo de acidente pessoal devidamente coberto.
Para essa cobertura também há a possibilidade de contratação de
capital segurado em dobro e sem a
necessidade da inclusão da
cobertura de morte.

Despesas Médico-Hospitalares e odontológicas

Pagamento da indenização mediante reembolso, referente a despesas
médico-hospitalares e odontológicas para tratamento decorrente de acidente com cobertura do seguro, desde que o tratamento seja iniciado nos 30 primeiros dias da data do acidente.

..

Assistência Funeral Individual
ou Familiar

Oferece a você ou a seus
familiares uma indenização
de R$ 5 mil, R$ 10 mil
ou 15 mil para despesas
com funeral.


..

Você por acaso está preparado para lidar com um imprevisto que o tire do trabalho?

 

A verdade é que, por mais que a Previdência tenha suas obrigações, a ajuda que proporciona é limitada e bastante burocrática.

O ideal, portanto, é se garantir, ter certeza de que poderá contar com uma renda razoável em um momento de necessidade.

Mas como?

Vamos falar de um serviço criado exclusivamente para isso: O seguro DIT — sigla para Diária de Incapacidade Temporária.

Introdução ao modelo

Seguro Diária de Incapacidade Temporária é apenas um dos nomes que esse serviço recebe. Na prática, pode ser atrelado a um seguro de vida individual ou, ainda, chamado de Seguro de Renda por Incapacidade Temporária (DIT ou SERIT). De toda forma, o importante é que ele pague uma indenização para o trabalhador afastado de suas atividades por motivo de doença ou acidente.

O DIT e o INSS

Em tese, os trabalhadores celetistas (sob regime da CLT) podem ter direito a ajudas da Previdência Social em caso de impedimento para trabalhar — como o auxílio-doença. Os grandes problemas aí estão na lentidão e nos limites envolvidos no processo. Para você ter uma ideia, é comum que o INSS só libere o pagamento após 45 dias. Sem falar que o teto do pagamento é de pouco mais de 5 mil reais, por vezes inclusive limitado à 70% da renda do trabalhador. O DIT, por sua vez, não tem um limite, já que a indenização é calculada de acordo com a renda real do segurado. Vale lembrar que o recurso pode ser usado como complemento ao auxílio do INSS. Assim, você não precisa cobrir a totalidade da sua renda, mas só uma porcentagem dela, o que reduz o pagamento da apólice.

A indenização do seguro DIT

O cálculo da indenização pode ser previsto já no contrato do seguro, geralmente seguindo uma lógica bem simples: caso o trabalhador tenha uma renda de 6 mil reais e deseja cobri-la integralmente, paga uma apólice condizente. Ao precisar acionar o seguro, a empresa faz o pagamento por dia, relativo a 1/30 da renda assegurada. Nesse caso, a cada dia parado, o segurado seria indenizado em 200 reais.

Os prazos e a documentação

O primeiro prazo que demanda atenção diz respeito ao início do cálculo de diárias por incapacidade temporária. Via de regra, as seguradoras começam a considerar a necessidade de indenização a partir da franquia contratada, que pode ser de 7 ou 10 dias do afastamento. No entanto, é possível contar com cláusula para reduzir esse prazo a partir do primeiro dia de afastamento. Também é preciso estar atento aos prazos de carência. Além disso, consulte sua corretora ou seguradora para conferir o tempo máximo de diárias pago a um segurado. Por fim, lembre-se de que a seguradora pode solicitar documentos para liberar a indenização, como atestados médicos. Portanto, leia atentamente o contrato, preencha o questionário de levantamento de perfil corretamente e esteja ciente da documentação que pode ser exigida para não ser pego de surpresa. Depois de conferir as vantagens e o funcionamento de um seguro DIT, que tal conhecer melhor os diversos tipos de seguro existentes?  Entre em contato conosco e aproveite para fazer uma cotação!

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE SEGUROS
Veja quais são as dúvidas mais recorrentes.

  • A DIT é ideal para profissionais liberais que buscam segurança e tranquilidade para possíveis situações de emergência, pois oferece um amparo financeiro em um momento que, além de tudo, pode ser delicado e desconfortável.
  • Quem contrata um seguro de vida pode ter direito a coberturas que vão além da indenização pelo falecimento. Um dos benefícios que você pode contratar é a diária por incapacidade temporária, também conhecida como DIT.
  • Saber como funciona, o que ela cobre e quais são as suas regras, poderá te auxiliar na prática, se o serviço é uma boa contratação para o seu momento de vida atual. Assim, é possível ter mais segurança ao avaliar a apólice e contar com mais benefícios no contrato.
  • Quer saber mais sobre a diária por incapacidade temporária? Então continue a leitura deste artigo e aprenda!
  • A Diária por Incapacidade Temporária (DIT) é apenas um dos itens de cobertura que um seguro de vida pode contemplar. Basicamente, ela garante o pagamento de diárias em dinheiro pelo tempo em que o segurado estiver incapacitado para seu trabalho. Ou seja, caso ocorra um problema de saúde ou acidente que diminua as aptidões físicas para executar suas atividades, ele receberá uma ajuda de custo.
  • Dessa forma, a cobertura é mais uma forma de garantir estabilidade e segurança financeira em caso de imprevistos. Afinal, quando há perda da capacidade laboral, o segurado se priva de sua fonte de renda, já que não poderá trabalhar.
  • Mesmo quando a pessoa conta com benefícios públicos, como o auxílio-doença da Previdência Social, o valor pode não ser suficiente para manter o padrão de vida. Isso porque os cálculos do benefício não consideram a remuneração recebida, mas sim uma média de salários de contribuição.
  • Portanto, ter acesso à DIT pode trazer estabilidade financeira ainda que existam outras medidas de proteção. Então vale a pena considerar essa cobertura, principalmente nos casos em que a profissão traz menos segurança financeira, como acontece com autônomos ou profissionais liberais.
  • A incapacidade para o trabalho pode ser definida como a situação em que uma pessoa não tem condições físicas ou mentais para realizar suas atividades habituais. Nesse caso, a incapacidade deve ser total.
  • Ou seja, não se considera aqui a capacidade reduzida, que pode ocorrer por sequelas ou uma diminuição nas aptidões da pessoa. Na incapacidade total, não há a possibilidade de realizar qualquer atividade de trabalho habitual do cidadão.
  • Contudo, por ser uma incapacidade temporária, deve haver a possibilidade de recuperação das aptidões para as atividades. Caso não seja possível a recuperação, a incapacidade é permanente, o que pode dar direito a outras indenizações do seguro — como a de invalidez.
  • Também vale saber que essa situação deve ser comprovada por meio de laudos médicos. Somente o profissional especializado na área poderá emitir um documento oficial atestando que alguém não possui capacidade para o trabalho. O documento deve informar o número do CID da doença ou do problema.
  • Comprovando a existência da impossibilidade em questão, o segurado terá direito ao recebimento da DIT. Mas o valor da diária depende de cada contrato. Desse modo, é possível avaliar a remuneração devida antes da assinatura e negociar com a seguradora conforme as suas necessidades.
  • O pagamento da diária é feito pela seguradora enquanto persistir a situação de incapacidade temporária. Assim que o segurado puder retornar ao trabalho, o pagamento será cessado automaticamente.
  • Outra informação relevante sobre as diárias por incapacidade temporária são os eventos que ela cobre. Essas questões estão dispostas na apólice de seguro — o documento mais completo desse tipo de contratação.
  • Mas, para que você já entenda os detalhes básicos, saiba que existem algumas regras centrais sobre a DIT. Primeiro, a incapacidade pode ser derivada de doenças relacionadas à execução das atividades de trabalho, como:

●       lesão por esforço repetitivo (LER);

●       distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);

●       lesão por trauma continuado ou contínuo (LTC).

  • Em alguns casos, situações consideradas como acidentes também podem resultar nessa incapacidade, assim como doenças que não se relacionam ao trabalho. Por isso, é importante verificar as regras da apólice e esclarecer suas dúvidas antes da contratação do seguro.
  • De maneira geral, caso haja incapacidade temporária, a DIT será paga ao segurado. Para isso, como você viu, a situação deve ser comprovada por meio de laudos médicos especificando o tempo de recuperação e o tipo de doença.
  • A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) também traz algumas regras sobre o assunto. A principal delas diz respeito à faixa etária da contratação de DIT no seguro. Conforme a norma, pessoas de 16 a 65 anos podem contar com a cobertura na apólice.
  • A DIT não será devida e nem aplicada em situações que já exista uma cobertura específica, como a invalidez total e permanente, por exemplo.
  • Ela também não cobre os riscos de doenças graves, que possuem regras específicas. Logo, se o segurado for acometido por uma das doenças graves em que há cobertura do seguro de vida, não haverá direito à DIT — mesmo que elas causem uma incapacidade temporária para o trabalho.
  • Entre as doenças graves mais conhecidas estão: câncer, HIV, infarto, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC). Esse tipo de enfermidade dá direito a uma cobertura específica do seguro de vida de maneira opcional.
  • Após conhecer esses detalhes sobre a diária por incapacidade temporária, você pode entrar em contato com a Inovali Corretora de Seguros através do telefone (17) 99674-2019 ou preencher o formulário abaixo.

Receba nosso contato e personalize o seu seguro.
Rápido, seguro e 100% online.

Queremos saber mais sobre você!

Preencha os campos abaixo com seus dados: